Afinal, porque o povo foi as ruas protestar ?

0

Mas quais os verdadeiros motivos de todas essas manifestações? Onde tudo isso começou? Quem foram os verdadeiros responsáveis?
Tudo começou com a eleição dos presidentes das comissões, que conseguiram a façanha de unir os protestos da direita e da esquerda. 
Da direita, com a eleição de mensaleiros e corruptos clássicos para a Comissão de Constituição e Justiça : José Jesuíno, João Paulo Cunha, Maluf, Color. Isso tudo depois do pais ter presenciado o  julgamento do Mensalão presidido por Joaquim Barbosa. O presidente do supremo foi considerado o grade herói do processo, mas como era de se esperar, logo mais desacreditado pela mídia, e com o passar do tempo, passando de Herói para Vilão ( Seu papel importante já havia terminado, julgar e desmoralizar os petistas, para alegria da Rede Globo e do PSDB , agora teria que ser "descartado.


A Esquerda ficou enfurecida com a eleição de Pastor Marcos Feliciano ( que não deixou de ser pastor mesmo depois de assumir o cargo ) para presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, depois de discursos considerados hemofóbicos, racistas e misóginos ( ele conseguiu, em tempo recorde,  agredir todas as minorias que a comissão deveria defender) Fez criticas infundadas ao PT, e juntou, de forma descarada, religião com política. Nesse ínterim, a eleição de Giácobo ( ruralista ) para comissão do meio ambiente.  que ganhou mais de 100 vezes na loteria pra justificar seu patrimônio, inúmeras acusações como de montar um esquema de sonegação de impostos com base em EMPRESAS FANTASMAS que beneficiaria sua concessionária, a Giácobo Veículos, em Cascavel. O esquema teria lesado os cofres públicos em R$ 331.348,06, entre outubro de 2000 e junho de 2001. João Magalhães, para Comissão de Finanças e Tributação, acusado de  um esquema para fraudar licitações em municípios da região leste de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha e pego na operação João de Barro. E pra rechear com chave de ouro o esquema de corrupção, Renan Calheiros foi eleito presidente do Senado. 
Agora amigos, convenhamos: isso somado aos escândalos da copa já não seria motivo pro brasileiro ir as ruas  e parar o Pais? Poucos o fizeram contra Renan e os Mensaleiros, em vez disso muitos alienados  justificaram sua inércia julgando as manifestações contra Marcos Feliciano, acusando-os de serem manobrados por Jean Willians e a Globo, exigindo, com a bunda no sofá assistindo a Rede Globo, que seus adversários políticos atendessem seus anseios ( um absurdo total ).Será que não poderíamos fazer uma manifestação contra todos eles, em vez de ficar fazendo "guerrinha" de partidos? Mesmo assim, apesar de tudo, milhares de pessoas foram as ruas no Brasil todo contra as nomeações dos presidentes das comissões, contra Renan e contra a impunidade dos corruptos do mensalão. A manifestação também era apartidária, porque incluía protestos de diferentes vertentes, porém dessa vez, os corruptos haviam levado a melhor, temporariamente.
Tudo bem, não foi nenhuma "Brastemp" mas foi alguma coisa. Foi a preparação do terreno, o teste, o começo de tudo. A Copa do Mundo estava ai, e desde o início dos preparativos, já  entalada na garganta do povo. Teríamos que ter um pretexto para deixar de lado as guerrinhas de partidos, diferenças, inércia e alienação para nos focarmos em algo que estivesse dentro dos interesses de todos. Em vez da coisa esfriar, novas acusações contra Marcos Feliciano, mais discursos atacando os católicos, umbandistas, feministas, foram divulgados na internet e uma gravação provando que ele teria recebido um milhão de propina num esquema fraudulento. Novas acusações de corrupção e desvio de verbas  na Copa do Mundo:  obras do Itaquerão inacabadas, Engenhão com rachaduras na cobertura  e sistema elétrico deficiente, hidráulico enferrujado, equipamentos eletrônicos com defeitos e argamassa de péssima qualidade. Parte da cobertura da Arena Fonte Nova teve rachadura, estádio de Volta Redonda com rachaduras ( tudo indicando superfaturamento ) No caso de Engenhão, soma-se as infiltrações que afundaram a Vila Olímpica num mar de lama na administração de Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Será que alguém achava de depois do escândalo da Vila olímpica isso que vemos hoje não iria acontecer?

No campo do nosso clubismo e fanatismo pelo futebol, mais baixas: Seleção brasileira jogando mal, Presidente da CBF Ricardo Teixeira, procurado pelo polícia internacional por corrupção, tendo que ser forçadamente afastado e substituido por Marin ( para agradar os São Paulinos irritados com a exclusão do Morumbi da Copa do Mundo e a perca do duelo entre um candidato do Clube versus Ricardo Teixeira para presidente da CBF) Porém, para desagradar os Corintianos, a demissão, logo após assumir o cargo, de Mano Menezes por Marin. Porém, tendo em vista que Marin era apenas capacho de Teixeira, ainda no poder num cargo de consultoria, conseguiu enfurecer as duas maiores torcidas de São Paulo. Agora as duas torcidas vão querer a cabeça de Felipão.
Antony Garotinho, força o Google a retirar o conteúdo ofensivo a deputados. Apesar dos videos apenas denunciarem suas  muitas acusações de atentado ao patrimônio, conseguiu censura-los e começou uma onda de pânico em favor da  ditadura e da impunidade na internet, que deixou os blogueiros de cabelo em pé, ( eu incluído ) abrindo espaço pra outras leis absurdas  ( como a PEC da Corrupção ) . A bancada evangélica fazendo o governo de refém, ameaçando deixar de dar seu apoio se seus projetos de agressão ao estado laico não fossem aceitos, como a cura gay, a PEC 99/2011, ensino obrigatório religioso nas escolas, a eliminação dos direitos dos homossexuais, etc...deixando vários seguimentos da sociedade também de cabelo em pé.
Mas se tudo isso ainda não era motivo para uma revolução, os políticos de nosso pais, continuavam dando tapas na nossa cara, acreditando que a copa do mundo encobriria todos os seus desmandos, como fizeram na época da ditadura. Mas a copa não conseguia nem cobrir os desmandos dela mesma. Não avaliaram bem a situação, pois, ao contrário daquela época, agora podermos compartilhar informações em tempo real, sem manipulações e sem passar pelo "crivo" dos grandes órgãos da imprensa. Ficamos sabendo de tudo isso que escrevi acima, e muito mais, através da grande rede. 
A Presidente Dilma, estava calada e parecia refém dos desmandos dos deputados e senadores. A grande bomba ainda estava por vir, algo que não passaria nem na garganta da direita, nem da esquerda e nem dos Brasileiros mais alienados: A PEC 37.


Ameaçando a legalização da corrupção no pais eliminando o ministério público das investigações, a PEC 37, ou PEC da CORRUPÇÃO foi a gota d´água. Claro que ela tinha que passar por várias estâncias antes de ser aprovada, mas com o governo refém de inúmeros políticos envolvidos com processos dos mais variados ( sobretudo a bancada evangélica, mas processada ) suas chances eram grandes. Agora, só faltava o momento certo para  colocar o povo nas ruas, pois a catástrofe era EVIDENTE!

O que envolve todos os brasileiros? O que é mais evidente, palpável e mensurável? Infelizmente ainda vivemos num pais capitalista e cheio de pessoas alienadas que não gostam de ler e dependentes da tv pra se informar. O dinheiro ainda é o valor central, e por isso nada melhor que o aumento das passagens, que envolve todo o pais e dói no bolso. Era de se esperar que, nesse momento oportuno, durante a copa das confederações, com  mundo inteiro focalizado em nosso pais, todas as reivindicações, principalmente o fim da PEC 37, seriam descarregadas de um vez numa onda de protestos que tomasse todo o pais. Defendendo o capital, era também previsível que o governo tentasse rechaçar as manifestações.
Dilma enfim, vai sair do seu "silêncio" e interferir em favor do povo? A ex militante, grevista e revolucionária vai negar suas origens ou vai atender os anseios do povo? As greves continuarão até o pais se "acertar"? Isso, por enquanto, é uma incógnita....
Mas temos a greve geral no final do mês.


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Dê sua opinião.