Reavalie seu ano - Retrospectiva 2015

0

Acho super importante antes de começar a fazer aquela lista básica na agenda do que quer para 2016, é que se faça uma avaliação do que planejou e o que concretizou em 2015.
Fazer uma retrospectiva é olhar pra dentro de si, relembrar, reviver pensamentos, situações, comportamentos, erros, acertos, avaliar o crescimento, desenvolvimento e pontos importantes a desenvolver.


O modo como agimos ou nos comportamos, pode afetar profundamente nosso padrão de pensamento, emoção e, consequentemente, nossos resultados. Pois bem, todas as situações que vivemos geram pensamentos e estes, por sua vez, geram emoções. Conforme identificamos nossos pensamentos e entendemos o motivo pelo qual agimos de tal forma, temos a oportunidade de escolher novos comportamentos e emoções. Especialistas afirmam que escolhemos de forma (in)consciente gerar emoções positivas e/ou negativas.
Ultimamente, quais emoções você tem sentido? Quando você sente determinada emoção seja ela positiva ou negativa, qual o seu comportamento e sensação? Você já se deu conta que a emoção guia determinados comportamentos, por exemplo: comprar, comer, beber e etc.Se você está insatisfeito com algum item da sua vida, saiba que é possível fazer diferente. Para localizar novos comportamentos nada melhor do que fazer uma retrospectiva para evidenciar determinados padrões.Vamos fazer uma atividade?


Siga os próximos passos:




  • Descreva mês a mês fatos, comportamentos e pensamentos que aconteceram ao longo de cada mês e que você considera importante.
  • Reflita sobre o seu padrão de comportamento, analise sua performance e destaque em todos os itens que você deveria ter feito diferente. Descreva o “como” seria o fazer diferente.
  • Crie estratégias para gerar novos comportamentos.
  • Destaque os resultados e os comportamentos que você quer dar continuidade e aqueles que deseja alterar.
  • Na escala de 0 a 10, dê uma nota para o seu grau de satisfação em cada mês.
  • Ao longo do próximo ano, releia essa linha do tempo e mensure os avanços e resultados.




Em  um ambiente tranquilo, musica clássica ou instrumental, pegue um papel e uma caneta e faça uma linha do tempo que contemple janeiro a dezembro de 2015.  
Somos responsáveis por aquilo que fazemos e também pelo que deixamos de fazer. O que você está esperando para assumir o controle da sua vida? Mais um ano se foi. Se você não der o seu melhor nesse momento para qual vida está guardando? A vida é o que acontece aqui e agora, aprenda com suas frustrações ao invés de assumir uma postura de vitimização.

Renata Lira

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Dê sua opinião.